Fidelidade X lealdade.








Fidelidade X lealdade.

Lealdade, pra mim, é bem mais valioso do que fidelidade.
Existe muita gente fiel que não é leal e muita gente leal que não é fiel. Lealdade nasce da alma, do amor profundo; fidelidade nasce, muitas vezes de padrões sociais, de modelos inquestionáveis, do medo da perda, da posse, da insegurança. Lealdade não acaba nunca, já a fidelidade tem prazo de validade. Tem gente que é fiel só para colocar o outro na mesma posição/obrigação, barganha de exclusividade, abrem mão do seu desejo na tentativa de obrigar o outro a não viver o seu. Muita gente opta pela fidelidade por que se não o outro “também vai fazer”. Em casos assim a fidelidade é prazer perverso do tipo “se eu não posso brincar, você também não pode.” 


Casais fiéis não são necessariamente leais um ao outro, podem ser fiéis enquanto a relação durar sem que isso venha de dentro ou perdure na separação. Já casais leais, mesmo separados, seguem em nome da lealdade honrando e respeitando a história de amor que compartilharam. Muitas vezes a lealdade leva a uma fidelidade “natural”,a fidelidade do corpo, que acontece quando o nosso desejo é capturado pela admiração que o outro provoca, outras vezes não, e o desejo continua parcialmente solto e precisamos decidir o que vamos fazer com isso. 


A fidelidade dos corpos não tem nada a ver com a fidelidade da alma. Se eu tivesse que escolher entre um parceiro leal e um parceiro fiel, sem dúvida nenhuma escolheria um parceiro leal. Lealdade é algo raro como diamante em tempos de laços tão rasos e frágeis. Lealdade é certamente amor para uma vida inteira.

Andréa Beheregaray

Comentários

  1. Bom dia Andrea. Adorei seu texto, Preciso de sua ajuda a respieto disso.
    Tenho um relacionamento com um homem que prega lealdade eo invés de fidelidade. Me sinto insegura quanto a isso porque nao consigo separar uma coisa de outra.
    Estamos juntos a dois anos, gosto muito dele, mas por conta da minha insegurança ja tivemos varias brigas . Na verdade ele ja foi traido pela ex mulher no qual ele teve um casamento de 14 anos. Ele me disse que nao quer relacionamento sério agora, que quer um relacionamento baseado em lealdade. Que ele acha que lealdade é muito mais profundo. Me confidenciou inclusive que ja saiu com outras mulheres e que na Hora H lembrou de mim. Recentemente tivemos uma briga. Ele ira fazer uma viagem de férias por um mes pra fora do pais e me disse que depois da viagem, ele mne procura pra conversarmos sobre tudo o que esta acontecendo. Como posso lidar com esse conflito? Ele me pedoiu um tempo pra pensar... Nao consigo resolver esse tema tao complexo sozinha. Bjs. Shirlei

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

É a vida!

Ser.