O blog TPM na Revista VIP.



Aprenda a lidar com a TPM delas




O que é?

“A tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que aparece na mulher, independentemente de sua vontade, alguns dias antes da menstruação e que desaparece com o fim dela”, explica a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Nesse período, a vida pode se tornar um inferno tanto para a mulher como para os que convivem com ela.” A TPM diminui a produtividade delas e as faz chorar sem motivo, ficar irritadas à toa e morrer de vontade de comer doce.

Atenção! Ela pode ser longa: começar 15 dias antes da menstruação e se estender até o sangramento terminar.

Estudos mostram que apenas 15% das mulheres não sofrem de TPM

Por que a TPM ocorre?

Há cinco fatores fundamentais: hereditariedade, queda dos níveis de serotonina (substância liberada nas terminações das células nervosas), alterações hormonais, aumento na produção de prostaglandinas (substâncias essenciais para a ovulação) e fatores externos, como stress e uso de determinados medicamentos.

A prática de esportes reduz os sintomas da TPM, aumenta a autoestima e libera endorfina, que dá sensação de bem-estar. Faça exercício com ela!

Transar ou não transar?

A ginecologista Mara Diegoli é contundente: “A relação sexual é um excelente calmante. Diminui a tensão e faz com que a mulher se sinta amada”. A terapeuta sexual Ana Canosa, nossa colunista de sexo, concorda. “O sexo oferece bem-estar e diminuição da dor, caso ela tenha cólicas.” Segundo Ana, muitas mulheres, por causa da alteração hormonal e da maior concentração de sangue na região pélvica, têm mais tesão nessa fase. No entanto, se ela alegar dor de cabeça, acredite. “Os vasos dilatam com a queda dos níveis hormonais e ela fica mesmo com a cabeça latejando”, explica Mara. “Tente. Se não tiver uma boa resposta, não insista. Espere essa fase terminar, pois ela estará com a libido muito maior após a menstruação.”

Descubra a data certa

O serviço PMS Buddy ajuda você de pelo menos três formas a saber a fase negra do mês de sua namorada – ou da sua colega de trabalho. Você só precisa descobrir o dia em que começa o ciclo (é o primeiro dia da menstruação) e quanto tempo ele dura.

Site: pmsbuddy.com
Facebook: facebook.com/buddynetwork
iPhone: itunes.apple.com/app/pms-buddy/id305772048?mt=8

Descubra o tipo deTPM da sua namorada e saiba como agir

Quais sintomas ela mais apresenta durante a tpm?

Irritabilidade, nervosismo, agressividade ou ansiedade – tipo A

Compulsão por comer doces, dor de cabeça e cansaço – tipo C

Chora à toa, fica deprimida, se isola e não quer conversar com ninguém – tipo D

Dor nos seios, nas pernas e no abdômen e inchaço – tipo H



O que fazer

Seja bacana. “A TPM passa, mas tudo o que você fizer ou disser vai ficar marcado na memória da mulher para sempre”, aconselha a dra. Mara. “Seja carinhoso e aproxime-se devagar”, afirma Ana Canosa. “Um filminho no DVD, um aconchego de conchinha, uma passadinha de mão de leve…”

O que NÃO fazer

Andréa Beheregaray, psicóloga, escritora e blogueira (andreatpm.blogspot.com), diz que tudo pode desencadear um ataque de ira. “Se ela perceber que você tenta evitar esse ataque, isso por si só já é motivo para um”, diz. Portanto, disfarce. E siga sua lista de “evites”: “Evite barulhos, esticar-se muito na cama, chegar atrasado, levantar a voz, mudar o canal da TV, deixar facas à vista, olhar muito nos olhos dela ou demonstrar medo”. E nunca, jamais, pergunte se ela está na TPM.


O que fazer

Para driblar a vontade de comer doces, prepare de café da manhã uma bandeja com frutas com mel. “A compulsiva merece um jantar à luz de velas, com vinho e um pouquinho de chocolate… seguido de uma transa lambuzada”, sugere Ana Canosa. Outra ideia: convide-a para meditar. A ciência comprova: o relaxamento provocado pela meditação ajuda a controlar os sintomas da TPM.

O que NÃO fazer

Os médicos não indicam que ela se entupa de chocolate. Por isso, nada de chegar todo dia com uma caixa de bombons – mesmo porque ganhar peso é o que uma mulher com TPM menos quer na vida. Mas também não custa agradá-la dando uma barrinha de doce com pelo menos 50% de cacau, que é a versão mais saudável.



O que fazer

Cuidado com o que diz. E com o que assiste. Leve-a para a estreia daquela comédia bem boba ou do filme de ação que você estava louco para ver. Deixe-a longe de qualquer coisa emocionante. “Se a depressão for grande a ponto de ela faltar no emprego, leve-a a um médico”, diz a dra. Mara.

O que NÃO fazer

Não a deixe prestar atenção aos comerciais de TV. Os de margarina costumam ser profundos. “Eles trazem pessoas satisfeitas dividindo deliciosas refeições e isso é muito emocionante. Um amor muito puro, quase mágico”, diz Andréa. “Uma transa do tipo amor e ódio pode cair bem”, diz Ana



O que fazer

“Nada do que você falar vai ajudá-la, mas pode piorar. Por isso, cuidado”, alerta a ginecologista. Faça-a praticar exercício, ela vai sentir-se mais leve e mais feliz. “Convide-a para um passeio de bicicleta e faça sexo depois, debaixo do chuveiro”, aconselha nossa colunista.

O que NÃO fazer

Ela vai estar louca da vida se achando gorda (e vai mesmo estar mais cheinha). “Nada de programas muito caseiros e sobremesas calóricas”, diz Ana. Além disso, evite levá-la ao shopping pensando que deixará a moça feliz – tudo o que ela provar vai ficar justo, e a pobre ficará irritadíssima.


Fonte: Revista Vip , julho.

















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a vida!

Ser.

Árvores Floridas