Emília ou Barbie?

Sempre que posso compro livros para os meus filhos. Para os guris não encontro muita dificuldade em encontrar livros interessantes, já para minha filha de 9 anos a história é outra. Só encontrava livros bobos e rosas sobre princesas, diários e futilidades. Nós mulheres podemos pensar que nossos problemas afetivos e crenças idiotas sobre o amor e relacionamentos começa assim, com essa palhaçada, entre Barbies e diários e os meninos entre fantásticas aventuras e histórias de terror empolgantes.


Meu primeiro livro foi "Reinações de Narizinho", fui criada assistindo ao Sítio do Pica-Pau amarelo e as incríveis aventuras da boneca sapeca. Tive muitas Emilias de pano e ela, sem dúvida, faz parte do que fui me tornando. Não só porque eu era uma guria travessa como a Emília, e tive apelidos que se enquadravam bastante no estilo da boneca "bicho carpinteiro", "piruco" e "nequinha loira" de bonequinha, apelidos bem ao estilo Emília, mas porque a Emília do sítio traz uma proposta de feminino livre, aventureiro, transgressor e alegre, portanto um feminino muito interessante. Cresci ouvindo Trem da Alegria, lendo e ouvindo as fantásticas histórias de Monteiro Lobato e tendo que decidir entre o Ballet e o Judô. Judô, claro!!!

E agora, que tipo de feminino está sendo vendido por ai? Um feminino fútil, idiota, reduzido, vaidoso, burro, siliconado, maquiado, prostituído, frágil e rosa. Um mundo de Barbies e seus corpos anoréxicos, namorados de Bobs e Ken vaidosos e de princesas sonhadoras, desempregadas de donas de castelos. Princesas que não vão a luta, mas antes desmaiam, adormecem, passivas aguardando que algum príncipe venha lhes salvar. Meninas que idolatram Hannah Montana, Rebeldes e histórinhas de escolas americanas em que o mundo se divide entre meninas populares e o resto. Tive uma paciente muito jovem que chegou ao consultório em terrível sofrimento porque era gordinha e sofria por não ser popular. Chorava e dizia "quero ser popular, mas sou feia".

No meio de tudo isso inventaram o Sherek, sensacional!!! Um príncipe atrapalhado e estranho e uma princesa agilizada, verde e feliz!

Mas esses dias fui surpreendida por um livro super interessante para meninas, e pra gente grande também. Diferente como Chanel , de Elizabeth Matthews. Muito lindo! O livro conta a história de vida da estilista francesa numa linguagem para crianças. A Victória sempre gostou de costurar roupas e inventar moda, comprei de presente e ela ficou bem impressionada, porque a história de Chanel é impressionante. Uma história de vida forte de uma mulher que não perdeu a sensibilidade e a ternura. Um livro inteligente, sem dúvida.





Fica de dica.
Muito mais uma mulher Emília, disparado!!!

Comentários

  1. Eu concordo muito com você!!

    Fiquei curiosa com o livro.

    Abraço meu.

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de leitura!!!

    A história da Chanel me surpreendeu. Devido ao rumo que ela escolheu, fiz um PREconceito, depois vi o filme e me encantei!

    Desejo todos os dias que meninas cresçam Emílias, ou até a Punky a levada da breca(eu amava!!!hahaha)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tem presentinho pra vc lá no blog:
    http://michele-dos-santos.blogspot.com/2010/10/um-beijo-paulinha.html
    Repasso com carinho a quem sigo, pois são merecedores do selinho.
    Bjs e ótimo REcomeço de semana.
    Mih

    ResponderExcluir
  4. Andrea retomando algumas lembranças de uma geração "para além" Xuxa! Que delícia.
    E Chanel para crianças? Nem tudo está perdido...
    Adorei! Bju

    ResponderExcluir
  5. SIMPLESMENTE PERFEITO (!!).

    Agora nao tem mais como dizer que eu apenas RETRUCO e INCOMODO tudo que tu diz :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

Ser.

É a vida!