Salve a Casa do Caio Fernando Abreu

Onde mora o Caio Fernando Abreu, você sabe?
A maioria sabe que ele viveu no bairro Menino Deus, aqui em Porto Alegre.
Eu tinha essa dúvida, não tenho mais.
Escrevi sobre isso no post http://wunschelrute.blogspot.com/2010/04/caio-fernando-abreu-fisica-quantica-e-o.html. O mesmo post pelo qual me encontrou o escritor Fábio Fabrício Fabretti. Fábio, um apaixonado pelo trabalho do Caio, estava em busca do endereço CF. O Fabio participou do trabalho "Caio Fernando Abreu - Cartas". Fábio veio à Porto Alegre lançar seu mais recente trabalho, a biografia profissional da atriz Glória Pires - 40 de Glória.

Em função do Caio entrou em contato comigo para que eu fosse ao lançamento, fui. Caio Fernando Abreu nos apresentou e não poderia ter sido diferente, amigos de infância em poucos dias. Nesses dias que passamos juntos ficamos envolvidos com o Caio e o Fábio, que sabia o endereço da época do trabalho "cartas", fez uma descoberta, a casa do Caio está à venda.

Fomos visitar! Fim de tarde, dia de chuva e nós lá na casa do Caio Fernando Abreu, na sala do Caio, no quarto do Caio! Fantástico!
Antes de saber que a casa estava à venda havia comentado com o Fábio que em Porto Alegre não havia nada que lembrasse o escritor, nada. Que deveria haver, no mínimo, um café aqui no Menino Deus que tivesse o nome. Algum tipo de homenagem. Justo mesmo seria que Porto Alegre tivesse uma Casa de Cultura Caio Fernando Abreu.

Bom pessoal, a casa está lá para ser vendida. Provavelmente será destruída e transformada em prédio, como está acontecendo com tudo aqui no Menino Deus. Então, pensamos em criar uma campanha para tentar "salvar" a casa do Caio e transformá-la em um centro cultural. Não temos interesse em administrar isso, queremos sim é divulgar a situação da casa e batalhar um patrocínio. Que o Estado ou alguma empresa privada assuma a casa.

Então estamos lançando essa campanha "Salve a casa do Caio Fernando Abreu" e pedimos a todos que se interessam e acham o iniciativa importante que divulguem para o máxima de pessoas possível. Vamos elaborar um blog e encaminhar um e-mail com pedidos de assinatura.

Enfim pessoal, sabemos que é complicado mas vale tentar.
Eis a casa e o quarto do Caio Fernando Abreu...



Comentários

  1. É isso aí!!! Preserva a cultura! Vamos juntos nessa!!!!!! A arte e nem o artista podem morrer!!!! (Fábio Fabrício Fabretti)

    ResponderExcluir
  2. acompanho o blog tem um certo tempo, mas nunca comentei... hoje me senti na obrigação de dizer que estou na campanha!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. eu tô nessa também! vou reencaminhar esse post pro máximo de pessoas que puder... vamos fazer algum barulho com isso! ;D

    ResponderExcluir
  4. Andréa, estou dentro do 'projeto'. Já postei no meu blog_ http://epifaniasdeummenino.blogspot.com/

    Abraços,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  5. Ai, Déa, estivesse lá?! Que inveja!!! (branca, claro!)
    To amando a biografia dele!
    Entro nessa tb... vou postar no meu blog e mandar para umas pessoas aí que talvez possam dar uma mão!
    ;)
    Bela iniciativa! Aguardo o e-mail!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Déa!!! Que triste!! Vou postar no meu blog já! beijos amore :)

    ResponderExcluir
  7. Oi! sou amiga do Fábio, lembro que da ultima vez que estive com ele em POA queríamos muito encontrar a casa, mas não foi possível por falta de tempo. :(
    Vou reencaminhar o link aos meus contatos tb!
    Suayla Peruzzo

    ResponderExcluir
  8. METI-LHE a campanha no Twitter já! (http://twitter.com/gabrieldivan/status/20486292974)

    VAMOS LA PESSOAL, seria uma ideia e tanto!!

    Parabens Andrea, Parabens Fabio!

    ResponderExcluir
  9. Déa,vamos juntos!!
    Blog, Twitter, Facebook...
    Já tá no blog http://olharamais.blogspot.com
    bjo meu

    ResponderExcluir
  10. Parece que tudo vai ser arrastado pelo furacão da especulação imobiliária e seus blocos de concreto que sonham em destruir casas, prédios históricos e parques para colocar no lugar arranha-céus, shoppings, condomínios fechados e estacionamentos. Temos tristes! A mentalidade empresarial está mesmo destruindo a cultura no RS.

    Eu - e os amigos do Instituto de Criminologia e Alteridade (http://criminologiaealteridade.ning.com) - estamos contigo nessa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Retwitando a milhões, Andrea.

    ResponderExcluir
  12. Postei:
    http://michele-dos-santos.blogspot.com/2010/08/salve-casa-do-caio-fernando-abreu.html

    E estou dando Tweets

    Bela iniciativa.
    Bjk

    ResponderExcluir
  13. Pessoal, obrigada!

    Continuem divulgando!!

    Breve mais notícias.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. ''Os muros continuam brancos,mas agora são de um sobrado colonial espanhol que me faz pensar em García Lorca; o portão pode ser aberto a qualquer hora para entrar ou sair; há uma palmeira, rosas cor-de-rosa no jardim.
    Chama-se Menino Deus este lugar cantado por Caetano, e eu sempre soube que era aqui o porto. CAIO FERNANDO ABREU
    Última carta para além dos muros
    ''A vida grita. E a luta,continua''

    ResponderExcluir
  15. Olá estou com voces nessa causa.
    Ja ate Postei no meu blog: http://magdameire.blogspot.com/
    Vamos cantar vitória e se possivel ir toda essa galera no lançamento da casa de cultura.
    Já estou até comprando passagem.. VAI DAR CERTO.
    Tenham Fé.
    Bjs
    Magda Meire
    atriz profissional

    ResponderExcluir
  16. Belíssima e utilíssima causa! Postei agora no meu perfil do Facebook. Divulgarei junto a todos os meus contatos. Contem comigo! Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela belíssima iniciativa.
    "Casa de Cultura Caio Fernando Abreu "
    Eu quero!!!!

    Vou divulgar no meu Blog
    http://letmeflybyvivi.blogspot.com/

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Andréa, fantástica tua iniciativa! Fui amiga do Caio e amo sua obra!Divulgarei junto a meus amigos e alunos.
    Um beijo!

    Lígia Savio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

Ser.

É a vida!