O filme da tarde - Sistema Prisional





Na minha locadora a locação custa 6 reais (!) e a maioria dos filmes à venda 10 reais (?). Claro que não são lançamentos, mas garimpando achei um filme interessante.
)
)
)
BRUBAKER -
Um homem contra um sistema cruel
*
*
O filme é baseado em fatos reais, e só por isso já desperta meu interesse.
O filme, de 1980, estrelado por Robert Redford, conta a história de Tom Murton que é contratado para "reformar" uma prisão em Arkansas (EUA). Para isso se faz passar por prisioneiro e vivencia por alguns dias a rotina dos presos. Com isso Tom acaba descobrindo uma rede de corrupção, violência e assassinato dentro do presídio.
O filme faz perceber que, em termos de sistema prisional, evoluímos muito pouco. Ainda estamos lidando com os mesmos e velhos problemas. Tão semelhantes os problemas, que poderia garantir ter lido no jornal da semana passada as denuncias contra os carcereiros de Wakefield, quer dizer, agentes penitenciários.
A quem serve as prisões e os homens que lá estão? A serviço de que?
No filme é claro a exploração da mão de obra do preso e os lucros obtidos pela comunidade.
E hoje, serve a quem o sistema prisional? Fica a pergunta.
O filme, atual como nunca, vale ser visto. A jornada pessoal de um homem que desafiou o sistema. Homens como ele nos ensinam que não devemos nunca perder a capacidade de indignação e nunca aceitar nenhum discurso que justifique a violência. É um bom filme para ser debatido
Quem quiser assistir e não conseguir eu posso emprestar, com a condição de que me devolvam intacto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a vida!

Ser.

Amores mortos