Curiosidades.


Esses dias estava assistindo um programa que contava a história do espartilho, ou, corseletes. Todos sabemos que, em todos os tempos e nas mais diversas culturas, as mulheres usam acessórios para se tornarem mais atraentes. A função do espartilho é essa, embelezar.

Para alguns o espartilho é símbolo da opressão feminina e para outros significa a liberação. Não posso imaginar como um espartilho signifique "liberação", mas acho mesmo que esse não é o ponto, porque se abandonamos o espartilho continuamos escravas da indústria da beleza. Continuamos a mutilar nossos corpos, podemos dar a isso a justificativa que quisermos, mas não podemos mudar o fato de que submetemos nossos corpos a mutilações.

O uso contínuo do espartilho deforma as costelas fazendo com que os órgãos vitais mudem de lugar. O efeito desejado é o de afinar a cintura e levantar os seios.
Dizem, mas nunca li nada sério a respeito, que biologicamente mulheres de cintura fina, ancas grandes e seios fartos significam uma mulher fértil e saudável, ao contrário das muito magras ou muito gordas que indicariam pouca saúde.
Eu acho lindo espartilho. Ele pode ser usado como lingerie, com uma calça jeans, pode ser a parte de cima de um vestido de festa. Enfim, existem muitas formas de usar o espartilho, que eu adoro chamar de "corpinho".
Segundo a professora (esqueci o nome) entrevistada no programa o termo "estou amarrado em você" vem do uso e do fetiche pelo espartilho. Acho que vem dai também a expressão "ele me tira o ar", ou "fico sem ar com você".
A sujeita lá, toda amarrada, apertada, com dificuldade para respirar mas bonita. As coisas mudam de roupagem, mas no fim permanecemos no mesmo lugar. Nossos espartilhos hoje são invisíveis, mas permanecem.

Comentários

  1. Ótimo!
    O pior é que nem o espartilho abandonamos! E ainda nos achamos lindas... ou seja, acumulamos e somos cúmplices de todas as opressões... F.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei a redação, bom saber mais sobre espartilhos !

    ResponderExcluir
  3. A sujeita la eh e a Paula Fernandes eh??
    Pq akela so usa espartilho e com calça como vestido com saia, naum importa como seja a parte de baixo, mas a parte de sima sempre e o espartilho, naum sei como ela ainda consegue canta com akilo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

Ser.

É a vida!