SENSACIONAL!


"Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres"





Sensacional! O melhor livro que já li da Clarice Lispector. Lemos muitos fragmentos da Clarice por ai, e sabe aquelas frases que você achou as mais bonitas e fantásticas? Pois é, estão todas nesse livro.

Eu costumo marcar nos livros o que me interessa, e nesse livro não pude fazer isso, simplesmente por que teria que sublinhar páginas inteiras.

Como é comum em Clarice, o livro é uma viagem ao mundo interno. Sentimentos, sensações, conflitos, dramas existenciais, tudo isso explorado com beleza e maestria. Um livro inteiro sobre o mundo interior de uma mulher que não sabe viver e não sabe amar. Maravilhoso! Li devagar para que ele durasse o maior tempo possível. Interrompi diversas vezes a leitura para prolongar a sensação que o livro me causou.

A personagem se chama Lóri, uma professora primária que tem um relacionamento platônico com Ulisses um sábio professor de filosofia. Ulisses queria que Lóri aprendesse a viver para só então ter com ela um relacionamento amoroso.

Os diálogos entre eles são lindos. O capítulo (pág 88) em que eles se encontram no bar e caminham até a praia é lindo. Todo ele.

No meio do livro eu já estava apaixonada pelo Ulisses, apesar da sua lentidão de filósofo. Das certezas que o livro traz, toda mulher deveria ter um Ulisses na vida, toda mulher tem um pouco de Lóri na alma.

Fiquei pensando espantada: "Clarice, muito antes do meu nascimento já me previra inteira".

Clarice é feiticeira. Conhece como ninguém o universo feminino. A alma humana.
Ela é linda.
Olhos de gata, alma de bruxa.
Leitura OBRIGATÓRIA.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

Ser.

É a vida!