Construindo a igualdade de gênero.

Construindo a igualdade de gênero.
Gênero é algo construído dentro de uma sociedade. As pessoas nascem com caracteristicas biológicas, masculinas ou femininas, mas para a sociedade, existem comportamento que são considerados coisa de homem e outros de mulheres. Se um homem dança balê, ele pode ser considerado afeminado para a sociedade, mesmo tendo as caracteristicas de um.
Para construirmos a igualdade de gênero, teremos que ver onde essa luta começou, na França, e não faz muito tempo. Por várias décadas as mulheres não tiveram muita escolha, tinham que casar e ter filhos. Quando estes chegavam, a mulher tinha que cuidar deles e da casa. Já o homem como não engravida, estava livre, e então tomou o mercado de trabalho. Por isso, a mulher ficou em desvantagem e hoje em dia ainda existe muita desigualdade e preconceito por parte dos homens.
As coisas começaram a mudar com a chegada do anticoncepcional, a mulher poderia optar então em ter ou não filhos, não tendo filhos ela poderia estudar e trabalhar, o que não podia fazer antes. O anticoncepcional foi importante para as mulheres se libertarem, mas elas fizeram mais, foram às ruas denunciar a opressão masculina, foi ai que surgiu o feminismo, uma revolução que quebrou a imagem de "mulher dona de casa, cozinheira e boa mãe". Essa revolução se refletiu em muitos lugares do do mundo, inclusive no Brasil.
O nosso país mudou muito nessa questão, há duas, três gerações atrás, a mulher ainda era vista como dona de casa, fazia cursinhos para cozinhar, passar roupa, arrumar a casa, etc. Hoje ela trabalha, estuda...Podemos perceber a evolução no Brasil nesta área se o comparamos com países como a Índia e Japão, que seguem a risca as tradições que oprimem a liberdade das mulheres.
Bom, aos poucos a mulher deu seus primeiros passos no mercado de trabalho conseguindo empregos e também começando a cobrar a participação do homem nos afazeres domésticos. Em muitos lugares a mudança ocorreu. Hoje em dia podemos ver muitas mulheres formadas, trabalhando e ganhando seu dinheiro.
A mulher sempre foi muito forte, desde o início das primeiras civilizações. Quando o homem ia caçar, quem cuidava da aldeia e da prole era ela, portanto, para a igualdade de gênero existir, temos que começar percebendo que todos temos valor.
Esta na hora de entendermos que todos nós, independente do sexo, somos importantes na sociedade e merecemos respeito. Não lutamos apenas pela igualdade entre homens e mulheres e respeito as suas diferenças, lutamos pela igualdade e respeito de pessoas.
*
*
Lucas Beheregaray Seben.
*
*
Esse texto meu filhote de 15 anos produziu na escola e foi selecionado para participar do Concurso Nacional de Redação do CNPQ(http://www.igualdadedegenero.cnpq.br/).
Claro que fiquei super orgulhosa, não só pela seleção, mas pela reflexão dele sobre as mulheres e sua força. É muito bacana sentir e ver crescer sementinhas que plantamos, as vezes sem nem mesmo saber. É bonito ver um menino se tornando homem. Meu menino.

Comentários

  1. Excelente,

    Parabéns pelo filhote - inteligente e sensível,

    Vou levar a redação para minha classe - (trabalho em uma escola para meninas)e estamos estudando esta temática.

    Um abraço!
    Denise

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Floridas

Ser.

Amores mortos