Sobre demônios e pecados.


A última vez que estive em Florianópolis comprei um pequeno livro do Rubens Alves bem interessante. De leitura fácil e com tiradas engraçadas, na primeira parte o autor compara a psicanálise com a possessão demoníaca e na segunda reflete sobre os 7 pecados capitais. Ótima leitura para aeroportos. Seguem alguns trechos interessantes...

"A psicanálise é uma das formas modernas de exorcismo,está de acordo.A psicanálise é a procura do nome reprimido e escondido. Quando o possuído - isto é, o paciente -aprende o nome do demônio que o atormenta e o diz em voz alta, ele fica livre."

Nietzsche tem um aforismo enigmático: "É fácil perdoar o que você fez comigo. Mas como posso perdoar o que você fez consigo mesmo?"O que você fez comigo pertence ao campo da moral, é um ato que me magoou. Esse ato posso perdoar, esquecer - se eu souber que ele não expressa sua essência. Foi um acidente. Mas, ainda que você nada tenha feito que me cause mágoa, como posso fazer de conta que sua essência não é o que parece ser? O que você me fez, tenho o poder de perdoar. Mas o que você fez consigo mesmo, não tenho formas de perdoar - porque você vai continuar a ser o que é."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É a vida!

Ser.

Amores mortos